sábado, 11 de junho de 2011

PROFESSORA NILCÉIA


O coral de libras teve início em 2009, com o objetivo de incluir os alunos surdos no espaço escolar, priorizando a alfabetização e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em consonância com a grade curricular. Antes de ter contato com a língua de sinais imaginei que seria muito difícil articular os sinais, mas depois de alguns cursos com instrutores surdos e participar da prova de certificação em LIBRAS essa insegurança deu sua vaga para o entusiasmo de aprender cada dia mais. E hoje temos o coral com 40 participantes. A criação do coral partiu da necessidade de promover a inclusão entre surdos e ouvintes. É um trabalho voluntário que realizo fora da minha jornada de trabalho. Cada dia me apaixono profundamente pelos meus alunos, meu coração vibra durante as apresentações. É uma sensação inexplicável. Sou uma professora realizada. Agradeço á Deus por ter me destinado esse dom que cresce a todo instante. As apresentações são voltadas para ambos os públicos surdos e ouvintes. É uma imensa satisfação ser professora regente desses alunos que não se cansam de me surpreender com seus inúmeros  talentos. Sinto-me honrada não somente de transmitir conhecimentos, mais sim de somá-los junto a você por meio dessas experiências inclusivas relatas nessa obra. A educação inclusiva não se faz somente com atos legais, mas também com ações e relações concretizadas na escola e na sociedade.O maior desafio do coral é desmistificar as dúvidas referentes à musicalização ao público, visto que muitas pessoas ainda persistem em dizer que o surdo apenas imita os sinais. Eles também vêm quebrar as barreiras do preconceito e mostrar para a população que eles podem sim amar sorrir, chorar, se encantar e aplaudir com suas mãos. Agradeço á todos os alunos pelas participações peço que continuem nessa caminhada precisamos de pessoas amáveis assim como vocês para lutarem conosco em busca de um país melhor. Meu carinho especial também aos pais dos alunos,pois os mesmos  não medem esforços para nos acompanhar nas apresentações. A pessoa surda pode não ouvir, mas o som é sentido muito bem através: das vibrações emitidas pelo som, das expressões faciais transmitidas por seu regente, colocando sentimento a cada sinal apresentado. E por fim, a expressão corporal, recriando situações vividas na letra da música. Sei que necessito estudar e aprender muito mais, talvez não tenha todas as habilidades que a LIBRAS precisa, mas possuo muito amor que sustenta a busca de capacitação para ofertar o melhor. Tenho certeza que Deus acredita tanto em nós que ele depositou uma porção do Seu divino potencial em seus filhos. Mesmo que ninguém mais no mundo acreditasse em você, Deus acredita, e com essa confiança, você pode fazer qualquer coisa que ele quer que façamos. Seja qual for o seu dom ou chamado, confie-o ao Senhor, ore por suas bênçãos, e comece a desenvolvê-los. Lembre-se, seu tempo está nas mãos de Deus, e ele torna todas as coisas belas em seu devido tempo. Acredite nele! Sei que ele me capacita, sinto sua presença em meu coração.  O objetivo dessa iniciativa é divulgar, incentivar e dar visibilidade às ações de acessibilidade á outras escolas para que também possam desenvolver projetos. O Compromisso servirá como agente multiplicador de incentivo às gestões para que a mesma programe as políticas públicas de inserção social, com qualidade de vida e bem-estar das pessoas com deficiência no país. E aqui estou tentando dar o Maximo de mim, transmitindo, multiplicando, somando e buscando conhecimento, com o intuito de ampliar a aprendizagem de cada aluno. 

Por: Nilceia Frausino

Nenhum comentário:

Postar um comentário