sábado, 11 de junho de 2011

Aluno Ivoneis da sena ( 24 anos)

Farei um breve relato de minha trajetória. Sou surdo, tenho 24 anos e atualmente estou cursando o 2º ano ensino médio. Fiquei muito tempo sem ter acesso á escola. Não tinha entusiasmo para continuar o estudo devido não compreender os conteúdos pedagógicos explanados pelos professores e sentir excluído no ambiente escolar. Em 2010 fui estimulado pela equipe do CEEDA (Centro Educacional Especializado em Deficiência Auditiva) a retornar os estudos. E indicaram-me a escola Tancredo de Almeida Neves, sem expectativas futuras resolvi visitar a escola em companhia do meu irmão. Enquanto ele foi efetuar minha matricula e conversar com alguns professores, fiquei refletindo, mas fora do pátio da escola, estava decidido a não voltar. Não tenho boas lembranças do ensino regular e essa situação deixa-me constrangido. No retorno para casa fomos dialogando e senti mudanças nas falas do meu irmão sobre o ensino, contou-me sobre o coral de LIBRAS. Então resolvi voltar e desfrutar das inovações ocorrentes na escola. Fiquei surpreso com o ensino de LIBRAS, pois é minha língua materna, mas até então ainda desconhecia. A professora Nilcéia com seu jeito carinhoso me conquistou á prosseguir com os estudos. No segundo dia de aula na sala multifuncional meu coração transbordava de alegria de ter a oportunidade de aprender minha linguagem. Os primeiros meses foram de adaptações, mas nada difícil, as atividades todas desafiadoras e assim sucessivamente. Voltei a viver com dignidade. Durante as aulas a professora sempre reserva um tempinho para dialogarmos em LIBRAS, assuntos do cotidiano para socializar e aumentar os conhecimentos em línguas de sinais. O processo de aprendizagem é moroso devido estar compreendendo a língua portuguesa. Referente ao coral de LIBRAS, confesso que adoro, apesar de ainda estar aprendendo à estrutura da Língua de sinais antes dos ensaios a professora faz um trabalho fantástico conosco sobre a letra da musica desde interpretação sinalização, expressões faciais, movimentos enfim tudo que necessitamos para compreender seu ritmo e significado. Nós, surdos, também precisamos estudar e aprender a língua portuguesa sem isso não conseguiremos entrar no mercado de trabalho. Hoje sinto-me realizado com o atendimento que recebo sei que ainda falta muitos recursos,mas em vista de tempos atrás atualmente esta bem melhor. Tive muitos prejuízos nos estudos, devido ás desistências, não aconselho ninguém a se fechar e perder os benefícios por causa da ignorância de muitas pessoas. Precisamos resgatar as pessoas com deficiência que vive isolada da sociedade. Agradeço á Deus por ter colocado você professora Nilcéia, em nossas vidas e acreditar no nosso potencial você salvou muitas vidas, que Deus continue te iluminando e protegendo e imploro! Querida professora nunca desista de nós! Pois te amamos muito! Você nos Fez enxergar uma luz no fundo do túnel e reviver momentos inesquecíveis. Quando ainda jovem Perdi as pessoas mais importantes de minha vida meus pais, e a partir desse aspecto conquistei minha independência muito cedo, hoje moro com meus irmãos no sitio e ajudo-os nos serviços que aparecem. Penso em conseguir um trabalho digno e ter uma vida totalmente dependente. Esse é meu sonho futuro e tenho fé que irei conseguir.
Por: Nilceia Frausino

Um comentário:

  1. Meu caro Ivoneis da sena, que bom ler este teu relato de superações. Esta tua "fala" devia ter lugar de destaque nos meios de comunicação, mas percebam tod@s que este meio deste blog esta mensagem de otimismo vai ao mundo inteiro. Eu sou professor/aprendiz, minha area é matemática e em uma sala do Curso de Licenciatura em Matemática no Centro de Ensino Superior de Arcoverde - CESA tive como alunos tres colegas surdos. Na sala de aula sempre uma interprete de libras foi uma experiencia única. Então, acredite meu caro Ivoneis, VOCÊ PODE!

    ResponderExcluir