quinta-feira, 15 de novembro de 2012

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA INCLUSIVA: VIDEOCLIPE COMO POSSÍVEL FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR

Alunos Ivoneis, Jair e Henrique assistindo o Videoclipe

 Aluna Cristina Luzia ouvindo o videoclipe
atividades em BRAILLE, interpretação do VIDEOCLIPE

Parabéns á professora Gracieli da Silva Henicka Mestranda em Ensino de Ciências Naturais - IF/ UFMT, e á todos do grupo pelo trabalho em prol de uma inclusão digna e de qualidade. A professora Graciele juntamente com seu grupo desenvolveram um VIDEOCLIPE adaptado para as pessoas surdas e cegas.  neste trabalho o grupo propõe  aprendizagem significativa inclusiva através do  "tema SOM, buscando-se privilegiar metodologia de ensino que possibilite maior integração entre os pares e condições para que ocorra uma diminuição da heterogeneidade de forma a respeitar a diversidade humana, sem que haja segregação de estudantes por falta de material que possibilite a todos o acesso ao conteúdo  no contexto da aprendizagem significativa." Na escola Estadual Tancredo de Almeida Neves Carlinda MT,  utilizamos o VIDEO como instrumento de trabalho na sala MULTIFUNCIONAL e os resultados foram excelentes,os alunos adoraram. Segundo a aluna Cristina Luzia " para mim foi fantástico esse conhecimento, visto que é de suma importância essa adaptação, tenho baixa-visão e sou limitada em muitos aspectos, e através do vídeo obtive o conhecimento do tema SOM  e aprendi como cuidar dos ouvidos, agradeço ao grupo pela iniciativa..."  foi trabalhado também com três alunos surdos onde um deles foi o consultor de LIBRAS do videoclipe, " essa aprendizagem foi magnífica compreendi todo  o processo dos sons que até então desconhecia, fiquei muito feliz por fazer parte dessa historia, senti-me útil, bom seria se todos fossem conscientes desse trabalho e praticassem essa metodologia de adaptação no âmbito educacional. Agradeço a Deus e a Professora Mestranda Graciele por confiar em minha competência, geralmente as pessoas pensam que só porque  não ouço sou "burro", e não é assim me considero uma pessoa inteligente e especial, JESUS me fortalece todos os dias enfrento muitos preconceitos, mas tenho fé em DEUS que serei vencedor"


Por: Nilcéia Frausino

Um comentário:

  1. Parabéns à todos vocês!!! Estou muito feliz por saber que nosso trabalho foi importante para vocês. Na verdade não tenho como descrever a emoção de ler cada comentário dos alunos e da Prof. Nilcéia. Foi uma honra trabalhar com vocês. Obrigada por tudo que aprendi. Abraço grande a todos. Meu respeito e minha admiração...Gracieli

    ResponderExcluir